sexta-feira, 6 de julho de 2012

Alimentação e Agricultura Biológica - Eng. Luis Mendes




A Quinta do Vale Pequeno é uma exploração agrícola familiar que se situa no Ribatejo Norte e abrange uma área de cerca de 40 ha. Nela se produzem actualmente uvas (em especial destinadas à produção de vinho), azeitonas (destinadas à produção de azeite e à produção de pasta de azeitona), hortícolas, figos e ovos. Constituiu-se há 100 anos pela mão do bisavô dos actuais proprietários e esteve tradicionalmente dedicada a culturas de sequeiro favorecidas por um microclima associado à Serra d'Aire e Candeeiros.

A Quinta do Vale Pequeno aderiru ao modo de produção biológico em 1992, (incluindo um período de reconversão de 2 anos), inicialmente com a produção de Uvas e Azeitona. Estes produtos são laborados na Quinta para dar origem a Vinhos, Azeite e Pasta de azeitona, com características marcadamente regionais.

Em 2006 iniciou a produção de hortícolas para satisfazer a crescente procura destes produtos. Com um sector pecuário inicialmente apenas para auto-consumo, possue hoje um efectivo avícola de 150 cabeças, número este à dimensão da exploração.

A comercialização dos produtos foi desde sempre feita à porta da Quinta, tendo em 2004 iniciado a venda semanal na região de Lisboa, designadamente no Mercado Biológico do Jardim do Príncipe Real e mais recentemente no Mercado Biológico do Jardim do Eléctrico de Oeiras, Avenida de Roma e Cascais. Com a crescente procura local, a loja da Quinta está ser remodelada para servir os clientes que continuam a preferir abastecer-se no próprio local de produção.