domingo, 8 de julho de 2012

Minhocultura e produção de húmus para a agricultura familiar




A minhocultura é uma atividade importante na produção de húmus, servindo como alternativa para a adubação orgânica em pequenas propriedades. De manejo considerado fácil, simples e útil nas áreas rurais, a minhoculutra busca dar qualidade à produção, principalmente, de frutas e hortaliças. Embora a presença de um minhocário na propriedade seja uma técnica conhecida pelos produtores, muitos ainda não o fazem. No Prosa Rural desta semana, o pesquisador Gustavo Schiedeck, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), fala sobre as vantagens da minhocultura na produção de húmus para a agricultura familiar.

Uma das vantagens para se construir um minhocário, de acordo com Gustavo Schiedeck, é a possibilidade de usar o material localmente disponível. “Pode-se usar tábuas, tijolos, pedras, varas de bambu para se fazer a sua contenção”, explica.

No entanto, segundo Schiedeck, o mais interessante ainda é a possibilidade de utilização dos diversos resíduos orgânicos gerados nas propriedades. “Podem ser resíduos de cozinha, como também estercos de cavalo, de galinha, de porco. Mas, o de vaca é o mais fácil de obter em grande volume e o mais fácil adaptação para as minhocas”, esclarece.

Quanto aos cuidados para se fazer um minhocário, ele indica o local a ser escolhido. “O local deve ser aquele onde nas horas centrais do dia, as mais quentes, não incida a radiação solar direta sobre o minhocário, além de o espaço ter um pouco de declividade, pois se sofrer alguma inundação, as minhocas não morrerão com excesso de chuva”, observa Schiedeck.

Gustavo Schiedeck esclarece ainda que as minhocas Vermelhas-da-Califórnia ou “californianas” (Eisenia Andrei) são as mais indicadas para a produção de húmus e manutenção dos minhocários. “Minhocas comuns não trabalham com a mesma intensidade”, afirma o pesquisador.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Fonte : http://hotsites.sct.embrapa.br/prosarural/programacao/2010/minhocultura-e-producao-de-humus-para-a-agricultura-familiar-2